terça-feira, 20 de julho de 2010

Oficinas Culturais de Férias

Programação de Férias para os alunos matriculados na Klavier:
Obs: É necessário fazer inscrição (pode ser por telefone) até a véspera de cada atividade.

SEGUNDA-FEIRA 26/7
  • Confecção de carimbos – das 17h às 18h – Professora Isabel - Faixa etária: acima de 7 anos
  • Teatro de Sombras – das 18h às 19h30 – Professor Dari - Faixa etária: acima de 6 anos
  • Danças Circulares – das 20h às 21h30 – Professora Helenice - Faixa etária: adultos

TERÇA-FEIRA 27/7

  • Jogos rítmicos com copos – das 15h às 16h – Professora Liseane - Faixa etária: acima de 9 anos
  • das 16h30 às 19h30 haverá reunião de professores, de modo que os alunos não poderão permanecer na escola

QUARTA-FEIRA 28/7

  • Biscuit – das 15h às 17h (apenas 10 vagas) – Professora Isabel - Faixa etária: acima de 7 anos
  • Percussão – das 17h às 18h30 – Professor Ricardo - Faixa etária: acima de 7 anos
  • Confecção de fantoches – das 18h30 às 20h – Professora Samanta - Faixa etária: acima de 7 anos
  • Workshop de salsa – 28 e 30/7 (4ª e 6ª) das 20h às 21h30 – Professores José e Renata - Faixa etária: adultos

QUINTA-FEIRA 29/7

  • Cama Elástica – Professores Helenice e Lica Das 15h às 16h – 7 a 10 anos Das 16h30 às 17h30 – 2 a 6 anos Das 17h30 às 18h30 – acima de 11 anos
  • Ritmo através do Guitar Hero – das 16h às 17h30 – Profs André e Victor - Faixa etária: acima de 10 anos
  • Brincadeiras Musicais – das 18h às 19h – Professora Aninha - Faixa etária: 2 a 6 anos

SEXTA-FEIRA 30/7

  • Workshop de salsa (continuação) – 28 e 30/7 (4ª e 6ª) das 20h às 21h30 – Professores José e Renata - Faixa etária: adultos

Esperamos por vocês!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atividade com canos de PVC afinados

Os alunos do grupo 3 de compreensão da linguagem musical fizeram uma adaptação da peça rítmica "Klatch Rondo", de Carl Orff, normalmente executada com percussão corporal. Confiram o resultado no vídeo:

Um laboratório experimental em dia de avaliação

As avaliações da escola Klavier, neste segundo bimestre, foram marcadas por um caráter experimental. Como o aluno é avaliado diariamente, resolvermos utilizar a data oficial da avaliação para que os alunos pudessem ter uma prática diferente e significativa. Assim, cada aluno, durante duas semanas, aprendeu um trecho de uma peça de Villa-Lobos (compositor que foi estudado durante o bimestre pelos alunos de violão e socializado com o restante da escola através de cartazes) e apreciou a gravação da música em CD. No dia marcado, cada grupo compareceu à escola e teve 40 minutos para se organizar e juntar as partes da música. Foram três grupos:
  • O Grupo de Iniciantes, com alunos de 6 a 13 anos, tocou a música "Zangou-se o Cravo com a Rosa", de Villa-Lobos. Os alunos tiveram um acompanhamento integral dos professores, que propuseram, inicialmente, uma apreciação da música em CD e um preparo rítmico para a atividade. Esse preparo consistiu em realizar percussão corporal na parte A da música, relacionada com o que os alunos iriam tocar. Também foi feita uma marcação do acento da música com bolinhas de borracha nas parte B e C da música.

  • O Grupo Infanto Juvenil, com alunos entre 7 e 12 anos, tocou a música "Vamos todos cirandar", também de Villa-Lobos. Os alunos tiveram 40 minutos para sozinhos, conversarem sobre quem tocava cada trecho da música e juntarem a música toda. Depois de um tempo, os professores entraram na sala para ajudar nos ajustes finais.

  • O Grupo de Adolescentes ficou com a música "Trenzinho do Caipira" (Villa-Lobos). Também tiveram 40 minutos para se organizar, mas com a possibilidade de pensar numa paisagem sonora relacionada ao trem. O grupo se articulou para decidir quem tocaria cada instrumento (já que alguns tocam mais de um instrumento) e quem ficaria com a sonorização.

Os resultados foram surpreendentes, principalmente se considerarmos que os alunos tiveram apenas duas semanas para se preparar e um único dia de ensaio. A equipe docente percebeu o quanto atividades como essas podem ser motivadoras, além de trazer outros benefícios para os alunos, como melhoria na auto-estima, sentido de pertencimento a um grupo, desenvolvimento da atenção e concentração, socialização, etc. Parabéns a todos os participantes, aos pais que incentivam os alunos e aos professores pelo excelente trabalho e envolvimento!