quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um laboratório experimental em dia de avaliação

As avaliações da escola Klavier, neste segundo bimestre, foram marcadas por um caráter experimental. Como o aluno é avaliado diariamente, resolvermos utilizar a data oficial da avaliação para que os alunos pudessem ter uma prática diferente e significativa. Assim, cada aluno, durante duas semanas, aprendeu um trecho de uma peça de Villa-Lobos (compositor que foi estudado durante o bimestre pelos alunos de violão e socializado com o restante da escola através de cartazes) e apreciou a gravação da música em CD. No dia marcado, cada grupo compareceu à escola e teve 40 minutos para se organizar e juntar as partes da música. Foram três grupos:
  • O Grupo de Iniciantes, com alunos de 6 a 13 anos, tocou a música "Zangou-se o Cravo com a Rosa", de Villa-Lobos. Os alunos tiveram um acompanhamento integral dos professores, que propuseram, inicialmente, uma apreciação da música em CD e um preparo rítmico para a atividade. Esse preparo consistiu em realizar percussão corporal na parte A da música, relacionada com o que os alunos iriam tocar. Também foi feita uma marcação do acento da música com bolinhas de borracha nas parte B e C da música.

  • O Grupo Infanto Juvenil, com alunos entre 7 e 12 anos, tocou a música "Vamos todos cirandar", também de Villa-Lobos. Os alunos tiveram 40 minutos para sozinhos, conversarem sobre quem tocava cada trecho da música e juntarem a música toda. Depois de um tempo, os professores entraram na sala para ajudar nos ajustes finais.

  • O Grupo de Adolescentes ficou com a música "Trenzinho do Caipira" (Villa-Lobos). Também tiveram 40 minutos para se organizar, mas com a possibilidade de pensar numa paisagem sonora relacionada ao trem. O grupo se articulou para decidir quem tocaria cada instrumento (já que alguns tocam mais de um instrumento) e quem ficaria com a sonorização.

Os resultados foram surpreendentes, principalmente se considerarmos que os alunos tiveram apenas duas semanas para se preparar e um único dia de ensaio. A equipe docente percebeu o quanto atividades como essas podem ser motivadoras, além de trazer outros benefícios para os alunos, como melhoria na auto-estima, sentido de pertencimento a um grupo, desenvolvimento da atenção e concentração, socialização, etc. Parabéns a todos os participantes, aos pais que incentivam os alunos e aos professores pelo excelente trabalho e envolvimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário