segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ideias sobre Educação Musical

A primeira idéia sobre educação musical que eu gostaria de comentar, diz respeito a uma educação musical para todos, diferente da visão de uma formação de músicos profissionais. Joly (2007) coloca que poucas pessoas têm uma idéia correta do que venha a ser a educação musical e do seu papel na educação formal dentro de um contexto escolar. A autora cita que Hentschke (1995) acredita na existência de um preconceito no que se refere ao fazer musical e que isso decorre da idéia de que o acesso ao conhecimento musical deveria se dar apenas aos talentosos e aos economicamente privilegiados. A mesma autora, segundo Joly, coloca alguns benefícios que a educação musical pode trazer, nos quais eu acredito: “o desenvolvimento das suas sensibilidades estéticas e artísticas, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança cultural, meios de transcender o universo musical imposto pelo seu meio social e cultural, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não-verbal” (JOLY: 2007, p.5).
Retrocedendo um pouco na história, gostaria de citar Koellreutter que, segundo Fonterrada (2005), foi um dos mais importantes nomes da educação musical no Brasil. Isso tanto pela quantidade de alunos que ensinou como pela visão que teve com relação aos novos paradigmas que influenciaram a maneira de encarar a Educação Musical e questionar seu valor (em 1971 a LDB extinguiu a educação musical das escolas e a substituiu por educação artística). De acordo com a autora, Koellreutter continuamente incentivava seus alunos a improvisarem e criarem, buscando, porém, preparar, discutir e estruturar essa improvisação, para que não fosse algo sem sentido. Essa reflexão em busca da construção de um conhecimento me chama atenção em suas idéias. Seu método era baseado na liberdade de expressão e na busca da identidade de cada aluno. Ele incentivava os alunos a buscar seu próprio caminho, sempre com liberdade de pensamento. O educador acreditava em uma educação musical humanizadora, “cujas categorias de treinamento, conteúdo e padrões de instrução iriam proporcionar uma relação realística entre o estudo e as realidades da vida profissional e que iria preparar os jovens músicos para uma carreira de real relevância na sociedade em que vivem” (KOELLREUTTER: 1977).
Foi a convite de Koellreuter e Ernst Widmer, segundo Rocha (1990), que Edgar Willems veio ao Brasil, em 1963 para ministrar um curso de 6 semanas, fundamentando seu método e seus princípios em direção a uma educação humana através da música. Carmem M. M. Rocha cita que, ao conhecer a obra do autor, convenceu-se da “real possibilidade da educação através da música. Música ao mesmo tempo lúdica, terapêutica, ética, artística, social, educativa em benefício do Ser Humano” (ROCHA: 2009). A autora, que pode ser considerada, segundo Paz (2000) a maior especialista brasileira no método Willems, coloca ainda que o método nos leva a entender a relação da música com o ser humano, onde o aspecto fisiológico estaria ligado ao ritmo, o afetivo à melodia e o mental à harmonia. Willems, em sua obra, revela “uma grande preocupação com o início, as bases da Educação Musical, com a preparação filosófica, psicológica e pedagógica que o professor necessita ter para poder assentar sua prática em princípios corretos, que possam, através da música, estimular o desenvolvimento da criança como um todo, integrando-a de forma ativa e prazenteira no seu ambiente social” (PAZ: 2000, p.250). Essa preocupação em estimular o desenvolvimento como um todo, a meu ver, é fundamental para a formação da criança.
Teca Alencar de Britto, também demonstra uma preocupação com a formação integral da criança e adota uma concepção construtivista para o ensino de música, defendendo conteúdos, metodologias e estratégias que revelam “posturas consideradas adequadas a uma concepção que entende a música como linguagem e área cujo conhecimento a criança constrói” (BRITTO, 2003 p. 200).
Outra educadora com cujas idéias simpatizo é Josette Feres. Para ela o “objetivo principal do curso de musicalização infantil é desenvolver, na criança, o prazer de ouvir e fazer música” (FERES, 1998, P.13). Feres (1989) acredita numa educação musical onde a criança adquira sensibilidade para os fenômenos musicais e possa se expressar por intermédio da música, seja cantando, assobiando ou tocando um instrumento.

BRITTO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópólis, 2003.
FERES, Josette S. M. Bebê: Música e Movimento: orientação para musicalização infantil. São Paulo: J. S. M. Feres, 1998
________. Iniciação musical: brincando, criando e aprendendo. São Paulo: Ricordi Editora, 1989
JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e educação musical: Integrando conhecimentos para compreender a criança e as relações que ela estabelece com a música. – texto disponibilizado na disciplina Prática e Ensino em Educação Musical 1 do curso de Educação Musical. UAB - UFSCar, 2007
KOELLREUTTER, H. J. O ensino da música num mundo modificado En: Anais do I Simpósio Internacional de Compositores. São Bernardo do Campo, Brasil, 4/10 outubro 1977. Disponível em: Acesso em 10 mar. 2009
PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Editora Musimed, 2000.
ROCHA, Carmem M. M. Foi Assim.... Contato do Método Willems no Brasil. Disponível em Acesso em 11 mar. 2009
ROCHA, Carmem M. M. Educação Musical: Método Willems. Salvador. Faculdade de Educação da Bahia, 1990

Um comentário:

  1. Olá Helenice, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog, parabéns. Está muito bem desenvolvido e acessível. As postagens e notícias estão bem distribuídas e dispostas no ambiente do blog.
    Lendo suas postagens percebe-se que você realmente é apaixonada pelo que faz e que procura fazer da melhor maneira possível. O que fiquei impressionado também é de ver o quanto você é envolvida em várias atividades. Gostei muito das postagens "Música para bebês", Oficinas culturais de férias", "atividades com canos" e principalmente "Ideias sobre educação musical". Parabéns pelos novos widgets, gostei bastante.
    Também estou cursando a graduação em Educação Musical na Ufscar e estou começando a desenvolver meu blog, convido você a conhecê-lo.
    http://fernandoapnogueira.blogspot.com.br/
    Um abraço e até breve.

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